Consultas de Ozonoterapia – Acupuntura – Mesoterapia na Dor – Tratamentos para a Dor em Tondela (Molelos) – Clínica Dr. Paulo Borges

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e tratar problemas emocionais e doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca e artrite.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados e sob orientação de um médico.

PARA QUE SERVE:

A acupuntura utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como:

  • Problemas na boca: dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
  • Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
  • Doenças oftalmológicas: conjuntivite e catarata;
  • Problemas neurológicos: dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;
  • Problemas ortopédicos: dor ciática, lombalgia ou artrite reumatóide;
  • Distúrbios de sono: insónia e agitação.

Além destas patologias, a acupuntura pode também ser utilizada como tratamento complementar de alergias, como rinite e asma, náuseas e vómitos induzidos por quimioterapia e distúrbios emocionais como ansiedade, stress e depressão, por exemplo.

Dr. Paulo Borges

Médico Especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Terapia da Dor

Pós-Graduado em Ozonoterapia

Telm: 966 862 376 (Chamada de Rede Móvel Nacional).

Clínicas em :

Viseu, Figueira da Foz, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Guarda, Nelas, Montemor-o-Velho (Carapinheira), Lagares da Beira, Silgueiros e Molelos (Tondela).

Tratamento na Dor articular do Joelho e Anca com Ozonoterapia – Clínica Dr. Paulo Borges – Viseu

A ozonoterapia é extremamente eficaz no tratamento da Osteoartrite do joelho e artrose de joelho e Anca – a terapia com ozono intra-articular atenua eficazmente a dor em indivíduos com esta patologia.     

A osteoartrite é uma doença articular comum incapacitante e degenerativa que leva à diminuição da função do corpo devido à dor crónica e rigidez articular. As articulações típicas envolvidas pela osteoartrite incluem quadril e joelho, além de mãos, pés e coluna vertebral. Desta forma, a perda da função articular induzida pela osteoartrite desempenha um papel fundamental na incapacidade para o trabalho e na redução da qualidade de vida destes indivíduos.

Embora a osteoartrite acabe afetando todas as articulações do corpo, ela começa com a degradação progressiva da estrutura da cartilagem articular e perda de função (condropenia), geralmente de maneira local. À medida que a condropenia progride, mais danos e erosões da cartilagem ocorrem, causando perda total da cartilagem ao longo do tempo e remodelação anormal do osso subarticular, geralmente acompanhada pelo crescimento de osteófitos. Pode ocorrer também frouxidão dos ligamentos, fraqueza dos músculos periarticulares e sinovite, levando ao desalinhamento devido à inclinação da articulação. Este desalinhamento acelera a deterioração estrutural da articulação, aumentando as forças de carga locais e atua como fator de risco para falha da articulação.

O tratamento mal sucedido da osteoartite, muitas vezes leva a cirurgias de substituição parcial ou total de articulações como o joelho, ao longo do tempo. Uma das potenciais terapias para o tratamento da dor crónica é a ozonoterapia, promovendo analgesia e melhor qualidade de vida ao paciente.

Assim, o estudo de Noori-Zadeh et al. (2019), avaliou através de revisão sistemática a eficácia da ozonoterapia intra-articular para alívio da dor em sujeitos com osteoartrite do joelho

Os resultados mostraram que a ozonoterapia intra-articular alivia a dor nos pacientes. Além da ação anti-inflamatória, esse gás exerce seus efeitos terapêuticos modulando uma variedade de vias, incluindo a aceleração do uso da glicose no metabolismo celular, melhorando o metabolismo das proteínas, convertendo ácidos graxos insaturados em compostos hidrossolúveis e aumentando a atividade dos eritrócitos.

Como o tratamento não cirúrgico e menos invasivo de pacientes com osteoartrite nos joelhos é de interesse, a terapia com ozono pode estar em foco como uma opção de tratamento. Além disso, a ozonoterapia intra-articular pode ser usada em combinação com outra terapia ou isoladamente em indivíduos com osteoartrite e pode atrasar a substituição parcial ou total do joelho em pacientes que sofrem de osteoartrite primária ou secundária.

Em conclusão, os autores do estudo sugerem que o uso de injeção intra-articular de gás ozono pode ser uma maneira eficaz de aliviar a dor crónica associada à doença.

DR. PAULO BORGES

MÉDICO ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

PÓS-GRADUADO EM OZONOTERAPIA

MARCAÇÃO DE CONSULTAS ATRAVÉS DO TELM: 966862376 (Chamada de Rede Móvel Nacional).

Fibromialgia – Consulta da Dor – Ozonoterapia – Viseu

A fibromialgia é caracterizada por uma condição do sistema musculoesquelético que provoca dores generalizadas, sensibilidade, fadiga excessiva e alterações da memória ou do humor.

Suas causas mais comuns, além dos fatores genéticos, são traumas ósseos, idade avançada, esforços físicos repetitivos e excessivos, abalos emocionais ou ainda o próprio sedentarismo.

Além das dores em si, que podem alcançar níveis insuportáveis, a doença ainda provoca irritação na bexiga, sensação de formigamento, tonturas, rigidez corporal, dores de cabeça e peito.

Ozonoterapia vs Fibromialgia

A fibromialgia é uma patologia que exige uma série de cuidados especiais! Neste sentido, a ozonioterapia desempenha um papel determinante, proporcionando avanços significativos em complemento aos tratamentos convencionais!

São muitas as opções de tratamento que visam aliviar os sintomas da doença e devolver a qualidade de vida dos pacientes.

Os cuidados mais comuns são paliativos e trazem uma abordagem individual para cada situação. Alguns exemplos são:

  • Tratamento medicamentoso através de anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos;
  • Acupuntura, Ozonoterapia, hidroterapia, massoterapia ou quiropraxia;
  • Grupos de apoio e terapia cognitivo-comportamental;
  • Técnicas de relaxamento e exercícios físicos específicos.

Muitas vezes, os resultados destes métodos podem ser surpreendentes, pois as sensações de desconforto são bastante diminuídas.

Estes tratamentos, no entanto, não devem ser abandonados, pois podem ganhar um complemento para que os seus resultados sejam efetivos, mesmo em fases avançadas da fibromialgia.

Tratamento complementar com Ozono medicinal

É um tratamento excelente como aliado contra a fibromialgia. Além de aliviar as dores locais, atuando no músculo ou articulação específica, a ozonoterapia ainda visa minimizar o quadro geral da fibromialgia!

Considerado um analgésico e anti-inflamatório natural, a Ozonoterapia é capaz de estimular a circulação sanguínea da área dolorosa, proporcionando maior oxigenação que, por sua vez, alivia a dor e contribui para a recuperação local.

Em contato com o organismo, o gás estimula as defesas do corpo, o que combate a sensação de cansaço e diminui as possibilidades de novas dores se desenvolverem.

Isso dá ao paciente condições de praticar atividades físicas, por exemplo, que são orientadas para combater outro ponto determinante do avanço da patologia: o sedentarismo!

O efeito analgésico imediato e prolongado contribui, ainda, para a diminuição do consumo de fármacos com este fim, o que reduz os custos do tratamento e diminui os efeitos colaterais dos medicamentos.

Benefícios da Ozonoterapia contra a fibromialgia

A aplicação do ozono medicinal pode ser feita de diversas maneiras, mas os meios mais comuns, neste caso, são as injeções em pontos específicos ou a insuflação retal.

O procedimento é indolor, possui poucas contraindicações e pode ser realizado quantas vezes forem necessárias para a remissão do quadro do paciente.

A Ozonoterapia possui propriedades que podem transformar a qualidade de vida de quem mais precisa!

  • Melhora da circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos;
  • Controle do excesso de radicais livres no organismo;
  • Redução significativa da sensação de fadiga generalizada;
  • Melhora do humor e autoestima com aumento da produção de serotonina;
  • Diminuição das dores locais e generalizadas.

Dr. Paulo Borges – Médico Especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Terapia da Dor

Pós-Graduado em Ozonoterapia Medicinal

MARCAÇÕES DE CONSULTA ATRAVÉS DO TLM: 966 862 376

Coluna Verbral: Hérnia Discal, Cervical, Lombar e Dor Ciática em Viseu – Clínica Dr. Paulo Borges

O que é a hérnia discal?

hérnia discal  é um deslocamento de parte do disco intervertebral para fora da sua localização anatómica normal, podendo comprimir as estruturas nervosas vizinhas, causando dor e alterações neurológicas.

Os discos intervertebrais constituem articulações entre as vértebras permitindo o movimento da coluna vertebral e a absorção de choques. Cada disco é formado por uma camada externa firme, envolvendo um centro gelatinoso. No centro da coluna encontra-se o canal vertebral, onde estão a medula e os nervos espinhais.

O aparecimento de uma fenda no ânulo permite a passagem de material do núcleo para o canal vertebral, constituindo a hérnia discal, que vai provocar sintomas ao pressionar a medula ou os nervos.

Conforme a localização na coluna vertebral chama-mos a hérnia por hérnia discal cervical, dorsal e lombar.

Hérnias discais – causas e sintomas

Na infância e adolescência os discos são bem hidratados, mas à medida que envelhecemos, o conteúdo de água vai diminuindo, tornando os discos menos elásticos e mais suscetíveis a lesões, sendo o aparecimento de hérnias discais mais frequente entre os 30 e os 55 anos de idade.

A genética, trabalhos laborais pesados, pegar em pesos de forma errada, tabaco, excesso de peso, esforços repetitivos são fatores de risco para o aparecimento de uma hérnias discais, mas é comum que o doente não se recorde de nenhuma atividade ou acontecimento particular que tenham desencadeado os sintomas.

Sintomas de hérnias discais

Os sintomas são provocados pela compressão e inflamação dos nervos ou da medula, e variam conforme a localização da hérnia discal.

MARCAÇÃO DE CONSULTA ATRAVÉS DO TELM: 966 862 376

DR. PAULO BORGES – MÉDICO ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E TERAPIA DA DOR

PÓS-GRADUADO EM OZONOTERAPIA MEDICINAL

Consulta/Tratamentos para as Hérnias Discais em Viseu – Clínica Dr. Paulo Borges

O que é a hérnia discal?

hérnia discal  é um deslocamento de parte do disco intervertebral para fora da sua localização anatómica normal, podendo comprimir as estruturas nervosas vizinhas, causando dor e alterações neurológicas.

Os discos intervertebrais constituem articulações entre as vértebras permitindo o movimento da coluna vertebral e a absorção de choques. Cada disco é formado por uma camada externa firme, envolvendo um centro gelatinoso. No centro da coluna encontra-se o canal vertebral, onde estão a medula e os nervos espinhais.

O aparecimento de uma fenda no ânulo permite a passagem de material do núcleo para o canal vertebral, constituindo a hérnia discal, que vai provocar sintomas ao pressionar a medula ou os nervos.

Conforme a localização na coluna vertebral chama-mos a hérnia por hérnia discal cervical, dorsal e lombar.

Hérnias discais – causas e sintomas

Na infância e adolescência os discos são bem hidratados, mas à medida que envelhecemos, o conteúdo de água vai diminuindo, tornando os discos menos elásticos e mais suscetíveis a lesões, sendo o aparecimento de hérnias discais mais frequente entre os 30 e os 55 anos de idade.

A genética, trabalhos laborais pesados, pegar em pesos de forma errada, tabaco, excesso de peso, esforços repetitivos são fatores de risco para o aparecimento de uma hérnias discais, mas é comum que o doente não se recorde de nenhuma atividade ou acontecimento particular que tenham desencadeado os sintomas.

Sintomas de hérnias discais

Os sintomas são provocados pela compressão e inflamação dos nervos ou da medula, e variam conforme a localização da hérnia discal.

MARCAÇÃO DE CONSULTA ATRAVÉS DO TELM: 966 862 376

DR. PAULO BORGES – MÉDICO ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E TERAPIA DA DOR

PÓS-GRADUADO EM OZONOTERAPIA MEDICINAL

CONSULTAS DE ACUPUNTURA – OZONOTERAPIA MEDICINAL – MESOTERAPIA DA DOR EM VISEU – CLÍNICA DR. PAULO BORGES

Acupuntura

Terapia que consiste na aplicação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, reequilibrando a energia vital do organismo. Tem como alguns objetivos o tratamento de diversas doenças físicas agudas ou crónicas, distúrbios emocionais, além de melhorar o sistema imunitário. Estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, otimizando a produção de energia, diminuição do stress, bem como desencadear diferentes efeitos no corpo como ação analgésica e anti-inflamatória.

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTAR 966 862 376

DR. PAULO BORGES – MÉDICO ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

PÓS-GRADUADO EM OZONOTERAPIA MEDICINAL

ESPECIALISTA EM TRATAMENTO DE DOR

Tratamento com Toxina Botulínica “BOTOX” em Viseu – Clínica Dr. Paulo Borges

O tratamento com a toxina botulínica, conhecida por “botox” é um procedimento cosmetológico para a prevenção e alisamento de rugas de expressão e outras rugas na cara. A toxina botulínica provoca um relaxamento muscular, atenuando assim as rugas ou mesmo levando ao seu desaparecimento, tendo também um efeito preventivo uma vez que impede o aparecimento de novas rugas e estimula a produção de colagénio. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os “pés de galinha”, rugas que se formam na região dos olhos.

Como é feito este procedimento

A toxina botulínica vem em frascos como o pó sendo necessário diluição com soro fisiológico. Ela é injetada na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto para o outro. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível. A dosagem do medicamento é calculada individualmente e depende da idade, sexo, oleosidade da pele e do quanto as rugas estão pronunciadas.

O procedimento demora de 5 a 15 minutos. O resultado da aplicação do botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.

Vantagens de tratamento com toxina botulínica

  • eliminação e prevenção de rugas de expressão
  • traz aparência mais jovem, mantendo as expressões naturais do rosto
  • atua apenas nas zonas onde foi injetado
  • pode ser feito em qualquer altura do ano

Contraindicações

  • Doenças oncológicas
  • Gravidez e aleitamento
  • Alergia
  • Infeções agudas

Dr. Paulo Borges – Marcação de Consultas através do Telm: 966 862 376

Clínicas em : VISEU, FIGUEIRA DA FOZ, CARREGAL DO SAL, SANTA COMBA DÃO, NELAS, CARAPINHEIRA (MONTEMOR-O-VELHO), SILGUEIROS, LAGARES DA BEIRA E GUARDA.

Harmonização facial – Aplicação de Botox e Ácido Hialurónico – Clínica Dr. Paulo Borges – Viseu

Como é a aplicação do Botox

A toxina botulínica é injetada no tecido subcutâneo por agulhas muito finas e em pequenas quantidades, proporcionando um efeito de estiramento da pele de maneira rápida. O resultado não é imediato, contudo as primeiras alterações começam a aparecer depois de três a quatro dias após o procedimento. A vantagem deste tratamento é que o rosto não fica inchado nos pontos das aplicações .

A técnica é indicada para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam visíveis conforme as expressões do rosto, como as linhas da testa e os pés-de-galinha. Para as rugas profundas e evidentes e recuperação do volume do rosto e dos lábios são indicados outros procedimentos, como o preenchimento à base de ácido hialurónico.

Indicações para fins estéticos

  • Suavizar rugas e linhas de expressão (testa, sobrancelhas, pés-de-galinha).

CONSULTAS NAS CLÍNICAS (VISEU) :

CSH – CENTRO SAÚDE FAMILIAR DE VISEU

CLÍNICA MÉDICA AFONSO CERQUEIRA

CLÍNICAS MÉDICAS (FIGUEIRA DA FOZ):

CENTRO CLÍNICO DR PEDRO SANTOS E FILHOS – OBRA DA FIGUEIRA;

CENTRO CLÍNICO DR PEDRO SANTOS (CARAPINHEIRA) – MONTEMOR-O-VELHO;

CLÍNICA MÉDICA SÃO MIGUEL (AMBITAREFA) – GUARDA

CLÍNICA MÉDICA DR. VASCO JORGE – CARREGAL DO SAL

MARCAÇÕES CONSULTAS / INFORMAÇÕES

CONTACTAR TELM: 966 862 376

DR PAULO BORGES

Medicina Estética – Botox – Ácido Hialurónico – Viseu – Clínica Dr. Paulo Borges

Como é a aplicação do Botox

A toxina botulínica é injetada no tecido subcutâneo por agulhas muito finas e em pequenas quantidades, proporcionando um efeito de estiramento da pele de maneira rápida. O resultado não é imediato, contudo as primeiras alterações começam a aparecer depois de três a quatro dias após o procedimento. A vantagem deste tratamento é que o rosto não fica inchado nos pontos das aplicações .

A técnica é indicada para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam visíveis conforme as expressões do rosto, como as linhas da testa e os pés-de-galinha. Para as rugas profundas e evidentes e recuperação do volume do rosto e dos lábios são indicados outros procedimentos, como o preenchimento à base de ácido hialurónico.

Indicações para fins estéticos

  • Suavizar rugas e linhas de expressão (testa, sobrancelhas, pés-de-galinha).

CONSULTAS NAS CLÍNICAS (VISEU) :

CSH – CENTRO SAÚDE FAMILIAR DE VISEU

CLÍNICA MÉDICA AFONSO CERQUEIRA

CLÍNICAS MÉDICAS (FIGUEIRA DA FOZ):

CENTRO CLÍNICO DR PEDRO SANTOS E FILHOS – OBRA DA FIGUEIRA;

CENTRO CLÍNICO DR PEDRO SANTOS (CARAPINHEIRA) – MONTEMOR-O-VELHO;

CLÍNICA MÉDICA SÃO MIGUEL (AMBITAREFA) – GUARDA

CLÍNICA MÉDICA DR. VASCO JORGE – CARREGAL DO SAL

MARCAÇÕES CONSULTAS / INFORMAÇÕES

CONTACTAR TELM: 966 862 376

DR PAULO BORGES

Acupuntura – Saúde e Bem-Estar – Clínica de Acupuntura Dr. Paulo Borges – Nelas

Como funciona a acupuntura

Como funciona a acupuntura, é possível fazer uma comparação com o sistema circulatório humano: todos nós temos milhares de veias e artérias, grandes e minúsculas, como um encanamento extremamente complexo, responsável em garantir que cada milímetro do corpo seja nutrido com o sangue.

Para a acupuntura, existe uma segunda rede complexa de transmissão no corpo, que carrega energia e que também nutre nosso organismo todo.

Este sistema complexo permite que a energia seja levada de forma equilibrada a todos os tecidos, órgãos, vísceras, músculos, tendões, ossos, etc.

Quando uma pessoa sente dores e ou está com doenças, a acupuntura acredita que são alterações no equilíbrio energético, seja no fluxo ou na concentração da energia.

Por exemplo, uma dor de cabeça em pressão pode ser interpretada como um excesso de energia na cabeça, devido a algum bloqueio em níveis inferiores, ou em algum órgão ou víscera que tenha relação com a cabeça; problemas respiratórios podem ser vistos como uma fraqueza energética do pulmão; dores nas costas podem estar associadas a um desequilíbrio entre os dois principais tipos de energia (Yin e Yang) do rim.

O que separa os princípios da acupuntura com os da medicina ocidental é justamente este conceito de energia. Esta não pode ser visualizada ou tocada e apenas pessoas mais atenciosas conseguem senti-la, tornando difícil provar sua existência, sem que a pessoa passe por uma experiência específica, seja em uma sessão de tratamento ou mesmo prestando muita atenção ao corpo em várias situações do dia-a-dia.

Uma vez identificada a presença e os trajetos desta rede de vasos que transportam a energia, os estudiosos (por volta de cinco mil anos atrás) descobriram que ela poderia ser alterada e controlada por meio do estímulo de pontos específicos. Como válvulas e torneiras de um encanamento, estes pontos teriam o efeito de equilibrar o fluxo da energia, caso fossem estimulados corretamente.

Após estimular com dedos, pedras, pedaços de madeiras, plantas e partes de animais, finalmente chegou-se a agulha que temos hoje. A agulha seria o material mais evoluído que temos agora, responsável por estimular os pontos de nosso corpo que auxiliam nos tratamentos energéticos.

Como é a sessão de acupuntura

Uma sessão de acupuntura inicia-se com a avaliação energética. Nesta avaliação são identificadas as causas dos distúrbios que geram os sintomas na pessoa com uma entrevista (anamnese :questionários com diversas perguntas associadas aos hábitos de vida, presença de doenças, histórico familiar, sintomas, queixas, etc) e da observação dos pulsos, da língua, olhos e outras tantas características, que variam conforme a técnica que o médico irá utilizar.

Depois de identificadas estas causas, os pontos para a inserção das agulhas serão escolhidos e tem início a colocação dos objetos.

Na maioria das vezes a pessoa fica deitada de 30 a 40 minutos com as agulhas, que são esterilizadas e descartáveis, sendo quase nulo o risco de infecção ao paciente.

Ao terminar, as agulhas são retiradas e as mudanças e melhoras podem ser sentidas tanto imediatamente pela pessoa ou em alguns dias – depende de cada caso e da sensibilidade do paciente.

É difícil prever um número definido de sessões até o indivíduo receber alta.

Cuidados antes da acupuntura

Antes da sessão de acupuntura, é importante que a pessoa não esteja de jejum prolongado (o ideal é se alimentar uma hora antes).

Outra orientação é que evite tomar café preto, chá preto, ou ingerir qualquer alimento que possua corante que altere a coloração da língua, pois isto pode prejudicar a avaliação.

Também é importante que não deixe de usar os remédios que tem costume, para chegar à consulta o mais próximo do habitual.

Cuidados após a sessão de acupuntura

Ao fim da sessão de acupuntura, é recomendado que o paciente adote mudanças na alimentação, rotina, observação e comportamento, relacionadas ao aspecto energético. Isso tudo para que ele tenha mais chances de potencializar e manter os benefícios da sessão, atingindo mais rapidamente a cura.

Em alguns casos os pacientes podem se sentir estranhos após uma sessão, geralmente após a primeira, pois foram estimulados de uma maneira totalmente diferente da que estão acostumados.

Não são raros episódios de alterações de estômago, intestino, urina ou mesmo comportamentais (maior distração, por exemplo); no entanto, costumam durar apenas alguns dias e indicam que a energia do corpo está sendo alterada, para encontrar um novo equilíbrio.

Para que serve e benefícios da acupuntura

A acupuntura serve para recuperar o equilíbrio energético do corpo. Desse modo, a técnica ajuda no tratamento de uma série de quadros médicos, principalmente dores, dificuldades para dormir. Tratamentos mais complexos como cancro, problemas de coração, alterações hormonais, entre outros, devem estar sempre acompanhados por médicos especialistas, fazendo um trabalho em conjunto, quando indicado.

Dr Paulo Borges – Médico Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Pós-graduado em Ozonoterapia Medicinal

Marcações de Consultas através do Telm: 966 862 376