Medicina Chinesa

A Medicina Chinesa é eficaz no tratamento de diversas patologias entre as quais: artrose de joelho; artrose coxofemal; artrite e artrite reumatóide; dor ciática,  dores de costas (dorsolgias); dores lombares (lombalgias); dores de pescoço; ombro dolorido; todo o tipo de dores; reumatismo inflamatório; fibromialgia; tendinite; nevralgia; síndrome cervical; paralesia pós-AVC, zumbidos; rinite; sinusite; asma; psoriase; eczema; acne; diabetes mellitus; stress; ansiedade; crise de pânico; nervosismo; irritabilidade; depressão; insónia; enchaquecas; epilepsia; tabagismo; alcoolismo; etc.

Tratamento da Diabetes Mellitus com a Medicina Chinesa

O diabetes mellitus é um distúrbio primário heterogéneo que afeta o processamento de carboidratos no organismo. Todas as causas de diabetes levam à hiperglicemia, a principal manifestação da doença.

Tipicamente, o diabetes é classificado em:

1º. Tipo I ou diabetes mellitus insulino-dependente que caracteriza-se pela pequena ou nenhuma capacidade secretória de insulina endógena.

2º. Tipo II ou diabetes mellitus não insulino-dependente que caracteriza-se pela preservação significativa da capacidade secretória de insulina endógena.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o Diabetes Mellitus é conhecido como “Xiao Ke” , isto é, uma doença caracterizada pela polidipsia, polifagia e poliúria.

Acupuntura com agulhas e Acupuntura a laser (sem agulhas)Acupuntura com agulhas e Acupuntura a laser (sem agulhas)

A Acupuntura é a estimulação de pontos específicos do corpo, localizados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas a fim de se obter o efeito desejado. Consiste na inserção e manipulação de finíssimas agulhas esterilizadas e descartáveis, em pontos específicos do corpo de modo indolor.

Este tratamento também pode ser efectuado com laser, isto é,  sem recurso a agulhas.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia é uma técnica independente da Acupuntura e especialidade da Medicina Chinesa, atraves da qual podem ser tratadas diversas doenças.

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microsistema, capaz de funcionar como um recetor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiológicas do organismo.

O método de tratamento em Auriculoterapia pode ser feito recorrendo às tradicionais agulhas de acupuntura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, às agulhas intra-dérmicas, às esferas magnéticas e mesmo pela colocação de pequenas sementes com adesivo.

A Auriculoterapia promove o equilíbrio do paciente e o seu bem-estar. É especialmente indicada quando se necessita que “o paciente leve o tratamento para casa”, fazendo com que o tratamento aja de forma contínua. É  muito eficaz no controlo do apetite, stress, ansiedade, e permite ainda que os pacientes deixem de fumar.

A Auriculoterapia pode ser aplicada em pacientes de qualquer idade e não existem contra-indicações.

Eletroestimulação

A Eletroestimulação é uma terapia que utiliza corrente eléctrica. A estimulação provoca a contracção muscular, o que aumenta a circulação sanguínea, melhora a oxigenação celular e elimina as toxinas do organismo. Sendo por isso indicada no tratamento de flacidez dos tecidos, celulite, tonificação muscular, drenagem linfática e edema pós-traumático agudo e crónico.

Mesoterapia da dorMesoterapia da dor

A Mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos (os nossos são naturais), através de microinjecções intra-dérmicas de tal modo que a sua ação se faz direta e exclusivamente nas zonas a tratar, aumentando a sua eficácia e rapidez de atuação.

A Mesoterapia é uma técnica perfeitamente indolor. São usadas normalmente agulhas cujo comprimento máximo não ultrapassa os 4 mm. Este tipo de tratamento aplica-se com frequência a patologias relacionadas com dores reumáticas (dor do punho, do joelho, ombro, cotovelo – epicondilites); tendinites; ciática; artroses (artrose cervical, artrose do joelho, das mãos, dos pés, das ancas); luxações em processos inflamatórios; entorses; torcicolo; distensões; ruturas; fraturas; etc.