A menstruação dolorosa é uma queixa comum entre as mulheres. A Acupuntura e a Medicina Chinesa distingue dois tipos: por excesso e por deficiência.
Sintomas por excesso são usualmente causados por estagnação do QI do Figado ou por ataque de frio exterior ao útero. Sintomas de deficiência geralmente resultam de deficiência de Figado e Rim ou de Essência e Sangue. Também pode resultar de constituição fraca ou de múltiplos partos, os quais danificam o Figado, Rim, Essência e Sangue.
É importante que se faça a distinção entre esses dois tipos. Duração e natureza da dor nos fornece importantes indícios. Nos casos gerados por excesso, os sintomas se iniciam vários dias antes do início do período (Menstruação), cessando antes de terminada a menstruação.
Já nos casos causados por deficiência, a dor não se inicia enquanto o período não tiver se iniciado também. A dor por excesso é mais intensa e espasmódica, piorando com a pressão; ao passo que a dor por deficiência é mais contínua, sendo aliviada com a pressão. Na paciente em questão, a dor iniciou-se cerca de uma semana antes de começar a menstruação, sendo espasmódica na sua natureza. Não havia sintomas de deficiência, de modo que foi feito o diagnóstico de síndrome de excesso.
Em suma, o objectivo do tratamento de acupuntura para as menstruações dolorosas, consiste em equilibrar o organismo e suavizar o Figado, regularizar o QI e revigorar o Sangue, a fim de aliviar a dor e por último tratar até mesmo curar.
DR. PAULO BORGES – MÉDICO ESPECIALISTA EM MEDICINA CHINESA E TERAPIA DA DOR.
MARCAÇÕES DE CONSULTA ATRAVÉS DO TELM: 966 862 376
CLÍNICAS EM :
VISEU, FIGUEIRA DA FOZ, CARREGAL DO SAL, SANTA COMBA DÃO, CARAPINHEIRA (MONTEMOR-O-VELHO), CINFÃES, NELAS, GUARDA E LAGARES DA BEIRA.