TRATAMENTOS PARA A TRANSPIRAÇÃO EXCESSIVA (HIPERIDROSE) – EM VISEU

Hiperidrose é um estado no qual o corpo produz um volume de suor desproporcional às necessidades fisiológicas para a regulação da temperatura corporal, ou seja, o paciente transpira demais e sem motivo.

A hiperidrose é normalmente uma condição primária, sem que haja uma causa aparente. Todavia, existem algumas doenças e alguns medicamentos que podem causar uma sudorese excessiva.

Neste artigo vamos explicar o que é a hiperidrose, por que ela surge, quais são as suas principais causas e quais são as opções de tratamentos.

O que é o suor

O suor é um substância composta por água (99%) e pequenas quantidades de sais minerais (1%), basicamente sais de sódio e ureia. Outras substâncias presentes no sangue podem estar presentes no suor, tais como cálcio, magnésio, potássio, zinco e ferro. Estas, costumam estar em concentrações mínimas.

 

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, que são glândulas que se localizam nas camadas mais internas da pele (derme), comunicando-se com a camada mais superficial (epiderme) através de micro ductos (canais) que desembocam em poros na pele.

A função básica do suor é ajudar na regulação da nossa temperatura corporal. A produção de suor pelas glândulas sudoríparas é controlada pelo sistema nervoso central, nomeadamente pelo hipotálamo.

O sistema nervoso também pode estimular o suor em momentos de stress emocional. Geralmente, a transpiração nestes casos se restringe a certas áreas do corpo, como cabeça, axilas, mãos e pés.

O que é hiperidrose

A hiperidrose é um estado no qual o corpo transpira mais do que seria necessário para arrefecer o organismo. Qualquer ponto do corpo pode ser afectado pela hiperidrose, mas as áreas mais comuns são as axilas, mão e pés.

Actualmente, para o diagnóstico da hiperidrose usamos os seguintes critérios:

1.Suor localizado excessiva com mais de 6 meses de duração e sem causa aparente.

2. Suor bilateral e simétrica (em ambas as mãos, pés e/ou axilas).
3. Suor que atrapalha as actividades diárias.
4. Suor excessiva que ocorre pelo menos 1x por semana.
5. Início do quadro antes dos 25 anos de idade.
6. História familiar de hiperidrose.
7. Suor localizado durante o sono.

 

Apesar de não ser uma doença grave, que traga maiores complicações, a hiperidrose pode atrapalhar a vida social e profissional dos pacientes. O excesso de suor nas axilas pode manchar roupas e ser esteticamente indesejável, enquanto a transpiração nas mãos pode molhar papeis, a utilização de instrumentos pode ser uma tarefa difícil e causar constrangimento ao apertar as mãos de outras pessoas.

A hiperidrose favorece o aparecimento de algumas outras doenças de pele, tais como eczemas, verrugas, dermatite atópica, infecção fúngica nas unhas, frieiras, foliculite e odores desagradáveis.

Causas de hiperidrose

A hiperidrose primária, ou seja, a hiperidrose sem causa aparente, costuma ser localizada,apenas mãos, pés ou axilas.Por  Eventualidade, o excesso de suor na face e crânio pode fazer parte do quadro clínico.

Entre os medicamentos que podem causar hiperidrose estão:

– Propranolol.
– Nifedipina.
– Fisiostigmina.
– Pilocarpina.
– Antidepressivos.

– Insulina.
– Hipoglicemiantes orais.
– Tamoxifeno.
– Sildenafil.
– Omeprazol.
– Ciclosporina.
– Tramadol.

 

Tratamento da hiperidrose

Existem várias opções de tratamento para a hiperidrose, as que recomendamos é a aplicação de toxina botulínica (Botox). A intensidade dos sintomas, o local que transpira em excesso e as expectativas dos pacientes devem ser levadas em conta na hora de decidir qual é o tratamento que melhor se aplica a cada caso.

 Aplicação de Botox

A toxina botulínica, comercializada sob a marca Botox, quando aplicada nas regiões que transpiram em excesso, agem bloqueando os neurónios que estimulam o funcionamento das glândulas sudoríparas, causando uma redução temporária da produção de suor nestes locais.

A toxina pode ser aplicado nas mãos, pés, axilas e face, apresentando uma elevada taxa de sucesso, com efeitos que duram várias semanas em certos casos pode levar até 12 meses.

 

MARCAÇÕES DE CONSULTAS ATRAVÉS DO TELEMÓVEL

966 862 376

 

CLÍNICAS EM VISEU:

CSH – CENTRO SAÚDE FAMILIAR DE VISEU

CLÍNICA MÉDICA AFONSO CERQUEIRA

FORPREV – CLÍNICA MÉDICA

 

CLINICAS NA FIGUEIRA DA FOZ:

CLÍNICA MÉDICA DR PEDRO SANTOS E FILHOS – OBRA DA FIGUEIRA

FISIO SANTÉ

BELLA DONNA – CENTRO ESTÉTICA E BEM-ESTAR

 

CLÍNICA EM CARREGAL DO SAL:

CLÍNICA MÉDICA DR VASCO JORGE

 

CLÍNICA EM SANTA COMBA DÃO:

POLICLÍNICA SANTA COLUMBA

 

CLÍNICA EM CINFÃES:

CLÍNICA MÉDICA MEDICINFÃES

 

CLÍNICA NA GUARDA:

CLÍNICA MÉDICA SÃO MIGUEL (ATUAL AMBITAREFA JUNTO AO SHOPPING LA VIE)

 

CLÍNICA EM LAGARES DA BEIRA:

CLÍNICA MÉDICA LAGARES DA BEIRA