Tratamentos para a dor no Carregal do Sal ao domicílio

Acupuntura contra dor

A Medicina Chinesa (acupuntura) é eficaz contra a dor crónica.

Esta técnica milenar é eficaz porque promove bem-estar, relaxamento e equilibra o funcionamento do corpo. Isto ocorre através da libertação de substâncias chamadas endorfina e serotonina, responsáveis por estas sensações de prazer.

Porém, para que a acupuntura da dor seja eficaz, é importante que o procedimento seja feito por um especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Médico) , que saiba exatamente os pontos de acupuntura certos para que o alívio da dor aconteça.

A acupuntura não é o único método de tratamento da dor crônica.Existem outros designadamente Mesoterapia da dor que possibilitam um rápido alívio dos sintomas.

As agulhas utilizadas nos tratamentos de acupuntura são pequenas, finas. Por este motivo, não causam dor ao paciente.

Normalmente são feitas 1 a 2 tratamentos semanais de acupuntura para tratamento de dor crónica. Mas esta recomendação só será prescrita pelo médico, que fará uma avaliação do paciente.

A acupuntura pode ajudar em que casos?

Pesquisas recentes têm mostrado que a acupuntura é eficaz no tratamento da dor crónica, osteoartrite, artrite reumatóide ou reumatismos entre outras patologias.

Há também evidências de ensaios clínicos que sugerem que a acupuntura pode reduzir a dor crónica na síndrome miofascial, problemas crónicos no ombro, tendinites, dor pélvica, epicondilite, dores nos joelhos etc .

Em geral,a acupuntura pode estimular o sistema nervoso e provocar a libertação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo, assim, bem estar físico e emocional. A estimulação de determinados pontos através da acupuntura pode interagir em áreas do cérebro que são conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e tensão, bem como promover o relaxamento e a desactivação da função analítica do cérebro, que é responsável pela ansiedade.

A acupuntura pode ajudar a aliviar a dor crónica através dos nervos estimulantes localizados em músculos e outros tecidos, o que leva à libertação de endorfinas e outros factores neuro-humorais (por exemplo, serotonina), e alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinal.

Melhora a rigidez muscular e mobilidade articular e aumenta a micro-circulação sanguínea que ajuda a reduzir o edema (inchaço)

Dores nas costas

As dores nas costas também pode ser tratada com acupuntura e os resultados são bastante bons. Este método trata aquelas dores provocadas por hérnias discais, stress etc.

Os sintomas de dor são diminuídos após os tratamentos de acupuntura da dor porque ela provoca relaxamento e combate à sensação dolorosa. Com o tratamento conservador com auxílio da acupuntura, exercícios como fisioterapia, apenas 10% dos casos de dores nas costas necessitaram de cirurgia. Os outros 90% são tratados com diversas técnicas e resolvidos. Apenas um baixo número de pacientes tratados com acupuntura não responderam ao tratamento.

Tratamento de acupuntura sem agulhas (Laser)

Se você possui receio de agulhas e, por este motivo, não quer fazer acupuntura contra dor, saiba que existem outras técnicas semelhantes, que também agem pela estimulação de pontos e restauram o equilíbrio do organismo.

Isto pode acontecer através de acupuntura a laser, ventosaterapia, terapia por moxabustão e também terapias de electroestimulação.

Existem várias formas de retomar os fluxos de energia do corpo.

 Dr Paulo Borges

Médico especialista em Medicina Chinesa (Acupuntura), Medicina Estética.
Especialista na dor aguda e crónica.

Telemóvel: 966 862 376 (Marcação de Consultas)

Clínicas em:

Viseu, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Cinfães, Souselo, Figueira da Foz, Montemor-o-velho, Lagares da Beira e Guarda.