Leucemia tratamento de acupuntura na Figueira da foz

LEUCEMIA

A leucemia aguda é uma doença malígna primária dos órgãos produtores do sangue , caracterizada pela presença predominante de mieloblastos ou linfoblastos. Progressivamente, os blastos tomam o lugar da medula óssea normal, migrando e invadindo os outros tecidos. Também ocorre a diminuição na produção de eritrócitos, granulócitos e plaquetas normais, que leva ao surgimento de sintomas como anemia, infecções e hemorragias.

De acordo com o tipo de células acometidas, a leucemia aguda é classificada morfologicamente em : linfocítica, mielocítica ou monocítica. O seu mecanismo patogenético ainda é desconhecido, porém os seus agentes causadores são bem conhecidos: fatores genéticos e congénitos, vírus oncogénicos e exposição aos agentes químicos e às radiações ionizantes.

As manifestações clínicas da leucemia aguda são relacionadas à diminuição do número de células hematopoéticas normais e à invasão de células leucêmicas em outros orgãos. Assim, a leucemia aguda caracteriza-se pelos sintomas como anemia, hemorragias, infecções e infiltrações leucémicas.

A classificação da leucemia crónica é idêntica à da  leucemia aguda. A etiologia da leucemia crónica também é desconhecida. Frequentemente, os estágios iniciais da doença são assintomáticos e ocorre o agravemento progressivo dos sintomas nos estágios mais avançados. A leucemia crónica caracteriza-se pelos sintomas como desconforto generalizado, fatigabilidade, anorexia, perda de peso, febre baixa e sudorese nocturna.

 

Etiologia e Patogenia

O enfraquecimento da resistência orgânica pode favorecer a invasão do calor tóxico no organismo, podendo resultar no surgimento da leucemia .

Deficiência do QI

Os factores patogénicos endógenos podem danificar o Qi, levando às deficiências do Qi e do Yin, que se manifestam pelos sintomas como anemia e hemorragias.

 

Xue danificado pelo calor tóxico

Com o enfraquecimento da resistência orgânica, o calor tóxico pode facilmente invadir o organismo, danificandoa medula ósses e o Xue e provocando o surgimento da febre e dos sintomas relacionados à síndrome de calor.

 

Tratamento à luz da Medicina Tradicional Chinesa

Síndrome das deficiências do Qi e Xue

Princípio de tratamento – tonificar o Qi e nutrir o Xue.

 

Síndrome do Xue danificado pelo calor tóxico

Princípio de tratamento – Remover o calor e desintoxicar

 

Dr Paulo  Borges

Médico especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Medicina da dor

Telemóvel: 966862376 (Marcação de consultas)

 

Clinicas em: Viseu, Figueira da Foz, Santa Comba dão, Carregal do Sal, Cinfães, Montemor-o-Velho, Lagares da Beira, Souselo e Guarda.