Diabetes Mellitus – Tratamento com a Medicina Chinesa

O diabetes mellitus é um distúrbio primário heterogéneo que afeta o processamento de carboidratos no organismo. Todas as causas de diabetes levam à hiperglicemia, a principal manifestação da doença.

Tipicamente, o diabetes é classificado em:

1º. Tipo I ou diabetes mellitus insulino-dependente que caracteriza-se pela pequena ou nenhuma capacidade secretória de insulina endógena.

2º. Tipo II ou diabetes mellitus não insulino-dependente que caracteriza-se pela preservação significativa da capacidade secretória de insulina endógena.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o Diabetes Mellitus é conhecido como “Xiao Ke” , isto é, uma doença caracterizada pela polidipsia, polifagia e poliúria.

 

Etiologia e Patogenia

 A ocorrência do diabetes mellitus relaciona-se aos seguintes fatores etiológicos:

Danos no PI e Wei causados pela alimentação inadequada

A ingestão excessiva de alimentos gordurosos ou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas danificam o PI e o Wei, afetando as funções do Pi de transporte e de transformação. Estas disfunções produzem o calor endógeno, que se acumula no interior do organismo e consome os nutrientes e o Jin Ye, levando ao surgimento de diabetes mellitus.

 

Deficiência do Shen

A intemperança na vida sexual ou a deficiência congénita do Jing provoca o desvanescimento do Qi do Shen. A insuficiência do Qi do Shen provoca a disfunção do Shen em controlar o Pang Guang no armazenamento e excreção da urina, levando ao surgimento da poliúria.

 

Diagnóstico das Síndromes

Na Medicina Tradicional Chinesa, o diabetes mellitus é classificado de acordo com o Jiao acometido em :

Diabetes mellitus com acometimento do Jiao-superior

Diabetes mellitus com acometimento do Jiao-médio

Diabetes mellitus com acometimento do Jiao-inferior

 

Tratamento de Acupuntura (com agulhas ou sem agulhas), o objectivo é a erradicação da doença e não apenas atenuar sintomas.

 

Vantagens da Medicina Chinesa em relação à Medicina Convencional:

  • Sem Químicos;
  • Sem efeitos secundários;
  • Sem ansiedade ou nervosismo;
  • Equilibra o organismo;
  • Com efeitos duradouros;

Deixe uma resposta